segunda-feira, 2 de novembro de 2015

ATUALIDADE: Dia de Finados movimenta o Cemitério Municipal de Riachão do Jacuípe



O Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia de Finados, conhecido ainda como Dia dos Mortos no México, é celebrado pela Igreja Católica no dia de hoje 02 de novembro. Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. 

No século XIII esse dia anual passou a ser comemorado em 02 de novembro, porque 01 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos. (Fonte Wikipédia).



Aqui em Riachão do Jacuípe o dia começou bastante movimentado, muitas pessoas visitando os túmulos de entes queridos ou de amigos e conhecidos. Alguns choravam diante da ultima morada de quem foi tão importante em sua vida, como um filho, um pai ou uma mãe. “Vim visitar o de minha mãe, sinto muita falta dela, e não visito só no feriado de finados não, sempre estou aqui, limpando, arrumando, cuidando do túmulo, a saudade e infinita dela”, disse a senhora Regina dos Santos. 



Algumas empresas funerárias dispuseram de stand na Praça Pedro Paulo em frente ao cemitério, com serviços de utilidade para seus associados, algumas pessoas também estão vendendo arranjos de flores. Logo mais no final da tarde haverá uma missa na Praça do Cristo, celebrada pelo pároco da cidade.

TEXTO E FOTOS - ALANA ADRIELLE.

Nenhum comentário: