quinta-feira, 7 de maio de 2015

POLITICA: E agora é ELE ou ELA? Politica jacuipense desponta novos rumos para 2016



Os burburinhos e bochichos das eleições de 2016 já começam na cidade, nas esquinas, em rodas de amigos, nos bares, nos babas, nos leilões nas roças... Cidades pequenas vivem em torno da política, e em Riachão do Jacuípe não é diferente.


Com o ex-prefeito Lauro Falcão fora da corrida prefeitural restou para Zé Filho, pré-candidato declarado, as expectativas e holofotes das próximas eleições. Não há duvidas que a campanha de amigo Zé vem ganhando corpo, e agora com a rejeição das contas do ex-gestor, que o deixou inelegível, o presidente diretor do Frijacuípe ganha força. 


Muitos militantes políticos, alguns até que marchavam com Laurinho, mesmo antes de ele ficar inelegível, já haviam declarado apoio a amigo Zé, que desponta num cenário positivo, pois muitos julgam que ele como prefeito será um bom administrado em vista do que tem feito frente ao matadouro Frijacuipe. 


Por outro lado tem a possibilidade de reeleição pela prefeita atual Tânia Matos, ela diz que não está pensando nisso ainda, mas a linha do grupo neste caso é esta, o nome forte hoje é o da prefeita, que inclusive figura entre os 50 melhores prefeitos do Brasil, e volta e meia é homenageada por sua boa administração. 

Outro fator que destaca Tania Matos como uma forte possibilidade de reeleição, é a sua honestidade e simplicidade, em todo este tempo de gestão nunca se viu a prefeita perder o equilíbrio ou se irritar fortemente com provocações que sofre a todo instante por parte da oposição, mais ligada ao ex-prefeito, agora inelegível. Estas provocações agora caem por terra, até por que não tem mais motivos, já que o nome de Lauro Falcão está fora da disputa.


Um lado bastante positivo também da atual gestora são as obras conquistadas e recursos buscados com afinco por ela, seja em Brasília ou Salvador, ela corre atrás e consegue, um marco que fica registrado no seu governo é a reforma total do estádio Eliel Martins (Arena Valfredão), possibilitando a entrada da cidade no cenário esportivo do Brasil. Outra conquista que pode trazer louros a prefeita é o polo ceramista de Barreiros.


Seja Zé Filho com sua boa e reconhecida administração do Frijacuípe ou Tânia Matos com a sua humildade e administração honesta, os destinos políticos de Riachão certamente será bem apimentado em 2016. Nomes como o de Val de Nena, Carlos Matos e Doutor Francisco também acenam uma possível candidatura, mas o destaque e comentários onde quer que se vá em Riachão é Zé Filho x Tânia Matos em 2016. 

TEXTO – ALANA ADRIELLE (Fotos - Raimundo Mascarenhas e Rômulo Carneiro)

Nenhum comentário: