sexta-feira, 8 de maio de 2015

ATUALIDADE: Conheça como surgiu a comemoração de Dia das Mães


Apesar de representar a segunda data mais lucrativa para o comércio nacional, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães – comemorado no segundo domingo de maio – está longe de ter sido criado apenas para se presentear as figuras maternas. As origens são várias, todas bem distantes do consumismo comemorativo.

Na Grécia Antiga, celebrações no início da estação da primavera homenageavam Reia, a mãe do deus Zeus e considerada a matriarca dos deuses. Já na Idade Média, o dia que os trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam para visitar suas mães era chamado de “mothering day”.

Em 1914, a americana Anna Jarvis – após perder sua mãe e passar anos em depressão – promoveu uma intensa mobilização comunitária e conseguiu oficializar o feriado na cidade em que vivia, Webster. Meses depois, a data passou a ser comemorada em todo o estado da Virgínia Ocidental e, no mesmo ano, tornou-se feriado nacional nos EUA.
 
Em 1923, no entanto, a própria criadora da data comemorativa viria a se arrepender do feito ao ver o apelo comercial que tinha ganhado o Dia das Mães. Jarvis chegou a entrar com um processo para cancelar a data, mas já era tarde demais.

No Brasil, a comemoração do Dia das Mães chegou por meio da Associação Cristã de Moços, em 1918, mas só foi oficializada no governo do presidente Getúlio Vargas, em 1932. Desde então, por aqui, a data é comemorada no segundo domingo de maio.Dar presente às mães neste dia virou um costume da nossa sociedade, mas não é uma obrigação.

Conheça o calendário de comemoração do Dia das Mães em outros locais do mundo: Noruega:  a data é comemorada no segundo domingo de fevereiro, África do Sul e Portugal: primeiro domingo de maio, Suécia: quarto domingo de maio, México: dia 10 de maio, Tailândia: dia 12 de agosto, Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália: assim como no Brasil, comemora-se no segundo domingo de maio.
 
A REPÓRTER ALANA ADRIELLE APROVEITA A OPORTUNIDADE E DESEJA UM FELIZ DIA DAS MÃES A TODAS AS MÃES. MÃE SER MAIS LINDO E ABENÇOADO DE NOSSAS VIDAS.
Com informações de Portal da Família.

Nenhum comentário: