terça-feira, 24 de março de 2015

ATUALIDADE: Sessão Especial da Câmara de Vereadores presta homenagens as mulheres pelo Março Mulher




A sessão especial extraordinária realizada na manhã desta terça-feira (24) na cidade de Riachão do Jacuípe prestou homenagens às mulheres pela passagem do mês de março e do dia internacional da mulher (08 de março). O requerimento solicitando a sessão especial foi indicado pelas vereadoras Catarina do Hospital e Clécia Ferreira. 

O Dia Internacional da Mulher e a data de 08 de março são comumente associados ao fato histórico de uma manifestação das operárias do setor têxtil nova-iorquino ocorrida em 08 de março de 1857 (segundo outras versões, em 1908), quando trabalhadoras ocuparam uma fábrica, em protesto contra as más condições de trabalho. A manifestação teria sido reprimida com extrema violência, segundo essa versão, as operárias foram trancadas dentro do prédio, o qual foi, então, incendiado, cerca de 130 mulheres morreram no local.



A idéia de criar o Dia da Mulher surgiu nos primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. Inspirada por esse espírito, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs à Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague no ano de 1910, a instituição e criação do Dia Internacional da Mulher.

Estiveram presentes na solenidade aqui em Riachão, a Deputada Estadual Neuza Cadore, a vereadora de Conceição do Jacuípe Juliene Vieira. O vereador Zil de Barreiros falou pela bancada da situação passando uma mensagem em homenagem as mulheres, e o Presidente da Casa, vereador Celinho também fez uso da fala e prestou homenagem as mulheres.


As homenageadas da sessão especial representando todas as mulheres jacuipenses foram, Dona Jane do Amendoim e Dona Ivonete, ambas vendedoras ambulantes que são exemplos de luta e garra da mulher para sustentar sua família. A Prefeita Tânia Matos e as quatro secretárias da cidade, pois que, de sete secretarias do município, quatro são comandadas por mulheres, e as mesma se fizeram presentes na sessão especial. Todas as falas foram voltadas a homenagens e mensagens de luta, fé, força e delicadeza das mulheres.

VEJA O VÍDEO:

 

REPORTAGEM E IMAGENS - ALANA ADRIELLE.

Nenhum comentário: