domingo, 14 de dezembro de 2014

ATUALIDADE: Terreiro de Iansã em Vila Aparecida promove festa e caruru em comemoração a Santa Barbara/Iansã/Oyá




A festa de Santa Bárbara, conhecida no Candomblé como Iansã, é um dos eventos mais esperados do ano em Vila Aparecida, e pelos frequentadores do Terreiro de Iansã do anfitrião Mestre Marcelo de Iansã. A festa e o caruru já são tradição a anos, desde a fundação do terreiro, pessoas de toda região vêm participar, passando as vezes todo o fim de semana, chegando na sexta-feira e voltando o domingo.


Oyá ou Iansã é sincretizada como Santa Bárbara que é madrinha do Corpo de Bombeiros e padroeira dos mercados. É homenageada no dia 04 de dezembro na Festa de Santa Bárbara da Igreja Católica. É um grande evento sincrético, composto de missa, procissão feita por católicos e praticantes do Candomblé, além das festas nos terreiros, o caruru de Iansã, samba de roda, como na festa de Mestre Marcelo.



“É uma felicidade ver a casa cheia, pessoas vindas de cidades distantes, participando, o caruru que todos gostam de provar, faço com muito amor esta festa, e a cada ano me sinto mais feliz, obrigado a todos que vieram, e ano que vem será melhor ainda”, disse o mestre Marcelo de Iansã.


Iansã é tida pelo candomblé como orixá dona dos raios e das tempestades, começou a ser reverenciada em 1641, pelo casal Francisco do Lago e Andressa de Araújo, em festejo que homenageava também a sua filha Francisca. O nome Iansã trata-se de um título que Oyá recebeu de Xangô que faz referência ao entardecer, Iansã quer dizer A mãe do céu rosado ou A mãe do entardecer, que era como ele a chamava pois dizia que ela era radiante como o entardecer. 

Os africanos costumam saudá-la antes das tempestades pedindo a ela que apazigue Xangô o Orixá dos trovões, raios e tempestades pedindo clemência.

VEJA O VÍDEO:


 

REPORTAGEM E IMAGENS - ALANA ADRIELLE.

Nenhum comentário: