segunda-feira, 4 de agosto de 2014

ATUALIDADE: Riachão comemora aniversário da cidade com lançamento do Hino Oficial do Município


Aconteceu às 08hs da última sexta feira (01) o evento de lançamento do Hino Municipal de Riachão do Jacuípe, oficialmente, em comemoração ao dia do aniversário do município de Riachão do Jacuípe. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores, com a apresentação de uma  Sessão Especial realizada pelo Diretor de Cultura do município, Amarílio Soares (Tio Lio).

Na oportunidade, Tio Lio apresentou em slides, a história de emancipação política e administrativa do município, segundo o Diretor de Cultura do município, embora o povo jacuipense tenham cultivado por muitos anos o ato de comemorar o aniversário da cidade em 14 de agosto, ele provou através de documentações da época que o município foi elevado à categoria de cidade em 01 de agosto de 1878 e não em 14 de agosto: 

“Embora 14 de agosto também seja  uma data importante, no Brasil, datas como do Descobrimento, da República, Estado Novo, Revolução de 30 e Ditadura Militar também marcaram a nossa história, porém de formas diferenciadas”, falou Tio Lio.



Muitos presentes fizeram o uso da palavra, vereadores como Xavier Menezes e Catarina Roma fizeram algumas sugestões à gestão municipal. A vereadora Catarina Roma sugeriu que o novo hino, muito cantado nas escolas na década de 70, volte a ser um ato obrigatório em todas as escolas do município.

A prefeita Tânia Matos parabenizou a iniciativa do Departamento de Cultura e da Secretaria de Educação. Lembrou que hoje o município tem um símbolo a mais que  identifica nossa história, nosso povo.

“Quando escolhemos Tio Lio para a Direção de Cultura do município, sabíamos que estávamos entregando esta direção em boas mãos”, lembrou, destacando também o Projeto de Lei de nº 293 do Executivo Municipal que cria o ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL.

“Encontramos vários documentos históricos do município entregues às traças, muitos deles foram levados para outros arquivos por não termos o nosso, por isso, junto com o esforço de Lio, iremos criar o nosso Arquivo Público e guardar as nossas histórias, pois um povo sem história é um povo sem memória”, concluiu com a celebre frase, a prefeita Tânia Matos.

“A Prefeita Tânia Matos tem nos confiado esta missão e juntamente com a Secretaria de Educação estamos apoiando o trabalho de Tio Lio. Sem dúvidas, não só o hino do município será tocado nas escolas, mas, iremos fomentar mais em nossos alunos o civismo, resgatando a identidade de nosso povo”, disse Ana Rita Rios, Secretária de Educação.

O evento terminou com a entoação do Hino Municipal, com letra do professor José Reis e música na voz do cantor jacuipense, Zelito Soares.


ASCOM/Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe

Nenhum comentário: