sábado, 19 de julho de 2014

ATUALIDADE: Radialista Yancey Cerqueira ministrou palestra em Riachão tendo como tema principal os critérios de noticiabilidade


Na noite desta sexta-feira (18) aconteceu em Riachão do Jacuípe uma palestra com o tema: "Critérios de Noticiabilidade, Falsa Liberdade de Imprensa no Brasil e relação do veículo com assessoria", que foi ministrada pelo Radialista Yancey Cerqueira, Chefe e Gerente de Esportes da TVE Canal 2, Doutor “Honoris Causa” em Comunicação Social pela Universidad de Los Pueblos, Málaga(ESP).

O evento foi aberto para os profissionais de comunicação e estudantes da área, também foram convidados políticos locais e secretários municipais que infelizmente não se fizeram presentes, apenas o Ex-Prefeito José Raimundo esteve na palestra e acompanhou o início ao fim.




O radialista começou falando de sua trajetória na comunicação, e relatou fatos que aconteceram e sua carreira que marcou a falsa liberdade de imprensa, que hoje é clara em toda mídia nacional, todos os dias, as redações dos grandes e pequenos jornais recebem uma enxurrada de informações, denúncias e assuntos que podem se tornar notícia. 

Mas com tantos acontecimentos, no Brasil e no mundo, como escolher o que deve ou não ser noticiado? Segundo Yancey, esta resposta passa pelo crivo de diversos setores, desde o dono da empresa até os patrocinadores, políticos aliados ou não a emissora, público e até o profissional. Para Yancey, o profissional de comunicação só é realmente respeitado quando é independente. 

Yancey lembrou que não temos Liberdade de Imprensa no Brasil, ela está apenas na lei, mas não está nos jornais, na TV, nas rádios. Na internet, há um pouco, mas de forma limitada, a concentração dos meios de comunicação mostra uma liberdade formal, teórica, mas impede que jornalistas independentes, que jornais com visão divergente, com outra política editorial tenham espaço. 




A Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Riachão, Laura Ferreira, esteve presente na palestra e levantou a bola para um assunto de extrema importância, a relação do veículo com assessoria e o comportamento do assessorado. Yancey respondeu que realmente é um trabalho difícil, principalmente no interior, onde muitas vezes emissoras são tendenciosas, e muitos assessorados não sabem o verdadeiro papel de uma assessoria, fazendo com o trabalho exigido não seja o que realmente deve ser feito.

A palestra foi bastante produtiva, e todos saíram satisfeitos e com uma nova visão de comunicação e jornalismo.

REPORTAGEM E FOTOS - ALANA ADRIELLE

Nenhum comentário: