quinta-feira, 10 de abril de 2014

ATUALIDADE: Polícia Militar da 5ª CIA de Riachão lança cartilha e plano de Segurança Rural


Na manhã desta quinta-feira (10), aconteceu a solenidade de lançamento do Plano de Segurança Rural da Polícia Militar da 5ª CIA de Riachão do Jacuípe, o evento contou com a presença de moradores da zona rural e autoridades jacuipenses, na oportunidade foi apresentada e distribuída a cartilha de segurança rural.

No início do evento foi entoado o Hino Nacional, e logo depois, a pedido do Capitão Campodonio, o Sargento Noé, que foi o condutor das falas, apresentou no telão a música Asa Branca, de Luiz Gonzaga, hino do Nordeste Brasileiro. A música ilustrou bem a finalidade do evento voltado a zona rural e seus moradores.


Na sua fala, o Capitão Campodonio, destacou que a Policia Militar precisa dar sua parcela de contribuição para a segurança dos munícipes. A 5ª CIA responde a cinco cidades da nossa região, com isso, através de estudos e pesquisas junto à comunidade, e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, criou o projeto.

Segundo ele ainda, as diversas solicitações da viatura através do 190, e também o contato com moradores nas rondas ostensivas no interior do município, fez com que se concretizasse a criação da cartilha, como forma de aproximar ainda mais a população da corporação. A cartilha ilustrada e com um texto de fácil entendimento, da dicas de segurança e aborda formas de se evitar chamar atenção de bandidos com atitudes simples no dia-a-dia.



Dicas como, a boa convivência com vizinhos pode ajudar na segurança, evitar comentários sobre valores guardados, ou compras de maquinas ou aparelhagens, a criação de animais que chamam atenção para intrusos, como gansos e galinhas da Angola, a popular "saqué", cachorros, animais que com muito barulho chamam atenção se alguém invadir sua propriedade.

Comportamentos de prevenção, como ao notar carros estranhos próximo, manter sempre luzes acesas à noite na área externa da casa, evitar guardar valores altos em casa, dentre outros, foram pontuados pelo Capitão, na explanação da cartilha.


Foram abertas as falas para membros da mesa, onde todos elogiaram a criação do plano de segurança, o Delegado Carlos Baqueiro, falou da parceria da PM e Polícia Civil, falou também da dificuldade pela falta de viatura da Civil, que quando precisa transportar algum preso para julgamento no Fórum, ou para exame médico, ou até transferência, tem dificuldades de locomoção, foi abordado também na fala de outros membros da mesa, a possibilidade da vinda de mais uma viatura para a PM de Riachão, devido ao vasto território do município.



Foi proposto que uma comissão seja formada para ir até Salvador, buscar junto ao Governo Estadual um parecer. Neto Brasileiro, Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Riachão, esteve presente representando a Prefeita Tânia Matos, que precisou ir até Salvador, na sua fala, Neto destacou que a Prefeitura ajuda no que pode, realmente a vontade é de ajudar mais, só que os recursos são poucos. Ele ainda destacou os vários bloqueios por que vem passando as verbas da Prefeitura, que no ultimo repasse teve mais de R$ 700.000,00 (setecentos mil reais) retidos, ficando com pouco mais de R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais) para o dia 10, com isso a Prefeita tem de dar conta de pagar fornecedores e nomeados. "A vontade de ajudar mais existe, mas se torna inviável perante alguns percalços",  disse Neto Brasileiro.

Ao final da solenidade foi distribuída as cartilhas para que todos levassem aos seus vizinhos, e moradores da zona rural de nossa cidade.

REPORTAGEM E FOTOS - ALANA ADRIELLE


Nenhum comentário: