sábado, 18 de dezembro de 2010

ATUALIDADE: Câmara de Vereadores de Riachão escolhe novo Presidente para o biênio 2011-2012.


Nesta sexta-feira (17/12/10) aconteceu a sessão ordinária da Câmara de Riachão, com presença da população e de todos os vereadores, com chapa única encabeçada pelo vereador Juninho como candidato, a sessão foi aberta às 10:15hs pelo atual presidente Orlando Menezes e deu-se inicio a votação, seguindo o regimento não foi votado cargo a cargo, e sim ficou decidido por todos vereadores e o presidente que seria votado a chapa toda, veja os nomes:

PRESEDENTE: José Antonio Brito Júnior (Juninho)

VICE-PRESIDENTE: Orlando Menezes

1º SECRETÁRIO: Waldiney Pereira (Boka)

2º SECRETÁRIO: Antonio Marcos Oliveira (Marquinhos Maluco)




Após apreciação dos nomes começou então a votação, que foi aberta, pois desde 2006 foi criada uma lei no regimento interno da casa para que toda e qualquer votação passe a ser aberta, extinguindo assim o voto secreto. Os vereadores votaram em ordem alfabética, veja voto a voto:

ADONIAS DE BARREIROS: VOTOU (SIM)

ANTONIO MARCOS OLIVEIRA (MARQUINHOS): VOTOU (SIM)

CÉLIO ROBERTO (CELINHO): VOTOU (SIM)

JOSÉ A. BRITO JÚNIOR (JUNNHO): VOTOU (SIM)

JOSÉ CARLOS DE MATOS (CARLINHOS MIRIM): VOTOU (NÃO)

JOSÉ NIVALDO (NINHO): VOTOU (NÃO)

ZELINHO DE CAMPO ALEGRE (NÃO TIVEMOS O NOME COMPLETO): VOTOU (SIM)

ORLANDO ANDRADE DE MENEZES: VOTOU (SIM)

WALDINEY PEREIRA (BOKA DOS TECLADOS): VOTOU (SIM)

Esta foi a votação que terminou por volta das 11:40hs.


Histórico do novo presidente



José Antonio Ferreira Brito (Juninho), não é natural de Riachão do Jacuípe, mas chegou à cidade através do matrimônio com uma prima do prefeito Lauro Falcão. Depois de algumas passagens pelo Poder Público, Juninho, então “desconhecido” dos jacuipenses, se tornou vereador em 2008 apoiado pelo então prefeito Lauro Falcão. Dentre as suas participações no governo atual, especificamente na primeira gestão do prefeito Lauro Falcão, o vereador foi presidente do Hospital Municipal, mas saiu, segundo informações do Sindicato dos Servidores Públicos de Riachão, com denúncias de irregularidades em sua administração, por exemplo, o não pagamento de salários de funcionários e de fornecedores.

Chantagem com o Sindicato

O Sindicato dos Servidores, o SISPUM, entidade constitucionalmente legal, foi alvo em um dos pronunciamentos do vereador. Em Tribuna, Juninho colocou em questão a idoneidade do Sindicato, ameaçando recorrer ao Ministério Público para investigar as contas do mesmo. Em nota de editorial de seu Informativo, edição 2009, o SISPUM se defendeu: “Fraqueza, covardia e conivência política são os menores adjetivos que nós da atual direção atribuímos ao vereador Juninho”, concluindo a matéria dizendo que estariam abertas as contas da entidade para qualquer investigação.

Por essas e outras, e também por seus discursos inflamados e contraditórios na Tribuna do Legislativo Jacuipense, o vereador “Juninho” é conhecido. Em uma recente sessão chamou o vereador Antonio Marcos, o “Marquinhos Maluco”, de desagregador do grupo político que os mesmos atuam hoje, contraditoriamente, homenageou o mesmo com um discurso caloroso e agradecido pelo voto do “companheiro e nobre” vereador. Em outro discurso, realizado nos últimos meses do ano corrente, chamou o coordenador da ONG Mobilizadores Sociais, o Dr Josemar Carneiro, de “bandido”, comparando a sua atuação na ONG, a de Fiscalização da Contas Públicas do Município, à ação do ex-goleiro Bruno do Flamengo.  O vereador enfureceu-se com a denúncia intitulada “Nepotismo Cruzado”, trazida na última edição do Informe Cidadão, dos Mobilizadores Sociais, em que a mesma denunciava o cargo de sua esposa no quadro administrativo da atual gestão municipal. Outros nomes de familiares de vereadores foram citados, porém nenhum vereador teve a audácia de difamar os militantes sociais.

Para José Antonio, estudante e também assíduo freqüentador das sessões do legislativo, a vitória da nova presidência é uma “piada”, segundo ele, essa eleição consolidou a supressão da liberdade do Legislativo Municipal.
“Uma cidade que os vereadores elegem o presidente que o prefeito quer, e que imaginamos as trocas de benefícios entre eles, não podemos aplaudir e achar democrático", argumentou Antonio.


VEJA OS VIDEOS: 






                   

                                                                          Por: ALANA ADRIELLE DIRETO.

Nenhum comentário: