sexta-feira, 23 de julho de 2010

POLITICA: PRESIDENTE LULA VEIO A FEIRA DE SANTANA.

 
Presidente Lula na solenidade de entrega da medalha 2 de julho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a Comenda Grã-Cruz da Ordem 2 de Julho na noite desta quinta-feira (21), no Palácio Rio Branco, centro de Salvador, das mãos do governador Jaques Wagner (PT).
Emocionado, o presidente disse que se sentia “orgulhoso” pela honraria. “Receber a medalha 2 de Julho é uma honra inestimável para qualquer brasileiro, principalmente um brasileiro de Pernambuco”, disse. “Isso significa que eu e você, Wagner, estamos fazendo uma reconciliação histórica entre a Bahia e Pernambuco”, acrescentou, referindo-se a uma antiga rivalidade entre os dois estados.

Além de agradecer a Wagner, o presidente Lula também agradeceu “ao povo baiano”. Com um discurso lido, mas recheado de intervenções de improviso, o presidente fez questão de tocar a alma dos baianos, relembrando fatos históricos da nossa independência.

Lula lembrou heróis como Maria Quitéria e Joana Angélica e destacou da importância do nosso hino. Ao mencionar o nome desses heróis, Lula também lembrou a luta de Zumbi dos Palmares, Gregório Bezerra e Marighela. “Zumbi mesmo foi tratado como bandido, mas deveria ser tratado como herói, porque tudo o que ele fez foi lutar pelo fim da escravidão”, frisou.

Retomando o que Wagner dissera antes no seu discurso, Lula também lembrou de episódios na Bahia sobre a fundação do PT. “Foi em 15 de julho de 1978, no Hotel da Bahia. Neste dia sairia a idéia para a criação do Partido dos Trabalhadores”, revelou.

O presidente também procurou afagar a platéia, predominantemente política - já que as portas do Palácio Rio Branco foram fechadas para a solenidade -, prometendo trazer uma extensão da Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira -Unilab) para a Bahia.

O governador Jaques Wagner, que entregou a medalha 2 de Julho ao presidente Lula, também se disse “honrado e inspirado” por ter tido a oportunidade. Em seu discurso o governador voltou a fazer rasgados elogios ao presidente. ”Eu sempre disse que o presidente me inspira a fazer política. O espírito dos heróis do 2 de Julho foram feitos da mesma cepa que é sua postura e sua conduta de ser humano”, disse Wagner.

**Visita a Feira de Santana: A solenidade se encerrou por volta da 21h, quando o presidente concedeu uma rápida coletiva. Hoje, Lula cumpre agenda em Feira de Santana. O primeiro compromisso está previsto para as 10h, quando o chefe do Palácio do Planalto participa da Cerimônia de abertura do II Encontro Nacional da Agricultura Familiar.

Depois, ele participa da cerimônia de inauguração do Conjunto Residencial Conceição Ville - Programa Minha Casa, Minha Vida - e assinatura de termo de cooperação e parceria com as presenças de autoridades do município e região.

A previsão do encerramento é às 15h, quando Lula retorna a Salvador e viaja para Garanhuns, Pernambuco.  

                                                           OFERECIMENTO:
                                                    

Nenhum comentário: