quinta-feira, 15 de julho de 2010

POLITICA: 107 CANDIDATOS NA BAHIA TEM SEUS REGISTROS SOB AMEAÇA DE IMPUGNAÇÃO

Grande parte das ações de impugnação, que corresponde a mais de 10% das cerca de 990 candidaturas registradas no estado este ano, se refere a irregularidades na apresentação de contas de campanha.
O cerco aos candidatos com problemas judiciais e administrativos se fechou ontem, quando 107 políticos da Bahia tiveram os registros de candidatura impugnados pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). Agora, eles terão de recorrer à Justiça, que pode acatar ou não a decisão da PRE. Grande parte das ações de impugnação, que corresponde a mais de 10% das cerca de 990 candidaturas registradas no estado este ano, se refere a irregularidades na apresentação de contas de campanha. Em seguida, vêm os casos relativos à Lei da Ficha Limpa: rejeição pelos Tribunais de Contas da União (TCU), do Estado e do Município (TCM), ausência de certidões criminais e cíveis, e por último, um único caso de renúncia de mandato para escapar da cassação. Trata-se do candidato a deputado federal Coriolano Sales (PSDB), suspeito de integrar a máfia das sanguessugas.

Segundo o autor das ações, o procurador regional eleitoral Sidney Madruga, em 2010 houve um recorde no número de impugnações enviadas ao Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE). Dos 107 políticos atingidos pela medida da PRE, 72 são candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa e 34 tentam ingressar na Câmara Federal. Em um dos casos, a impugnação se refere a um primeiro suplente para o Senado: Roque Aras (PV), cujo registro apresentou irregularidade nas contas de campanha. A lista enviada ao TRE pela procuradoria inclui nomes de todos os grandes partidos e coligações envolvidas na sucessão estadual. Entre os políticos mais conhecidos que tiveram a candidatura impugnada, destacam-se Beto Lelis (PMDB), Benito Gama (PTB), Carlos Brasileiro (PT), Genebaldo Correia (PMDB), Geraldo Simões (PT), Humberto Cedraz (PSDB), Isaac Cunha (PT), Joseph Bandeira (PT), Neusa Cadore (PT), Tonha Magalhães (PR) e Vespasiano Santos (PTN). Segundo Madruga, além das impugnações feitas ontem, o restante dos registros de candidatura também será analisado pela PRE. "Podemos nos posicionar favoráveis ou não aos pedidos. A lista pode crescer", afirmou. Há ainda pedidos de impugnação feitos por partidos. O PMDB entrou, entre outros, contra o candidato a vice de Jaques Wagner, Otto Alencar (PP).
                                                                                                           
                                                                                                             Fonte: Correio da Bahia


 

Nome da deputada Neusa em lista do TRE foi equívoco:
        Foi divulgada na quarta-feira,14, em toda imprensa baiana, a lista com 107 nomes de candidatos que poderão ter seus registros impugnados, dentre eles o da deputada estadual Neusa Cadore. A parlamentar, foi ao TRE para esclarecer o fato e constatou trata-se de um equivoco a inclusão de seu nome na lista e imediatamente através da sua assessoria divulgou nota lamentando o ocorrido.


        A deputada estadual Neusa Cadore (PT) esclarece acerca das notícias veiculadas na imprensa ontem, 14, que houve um equívoco na inclusão do seu nome na lista dos candidatos com pedido de impugnação pela Procuradoria Regional Eleitoral. O motivo alegado pelo órgão foi a ausência de certidões para o registro da candidatura, o que não tem fundamento porque todas as certidões foram protocoladas no prazo regulamentar. À tarde, foi apresentado por ela um pedido de revisão da posição do procurador, uma vez que a irregularidade não se confirma A deputada foi prefeita de Pintadas por duas vezes e nunca teve as contas rejeitadas. Ela lamenta que episódios como esse possam acontecer, prejudicando o processo de construção democrática e a lisura da imagem pública.
                                                                                                            Fonte: www.calilanoticias.com 


                                                                  OFERECIMENTO:

Nenhum comentário: